EMANUEL NUNES É EMPOSSADO PRESIDENTE DA FAPERN

 O novo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), Emanoel Márcio Nunes, foi empossado pela governadora Rosalba Ciarlini, na manhã de hoje (15), no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo. A posse contou com a presença da professora Maria Bernadete Souza, que estava passando o cargo na instituição; dos secretários estaduais de Cultura e de Desenvolvimento, Isaura Rosado e Rogério Marinho; do reitor da Universidade Estadual do RN, Milton Marques de Medeiros e o reitor eleito da UERN, Pedro Fernandes, além de servidores e funcionários da Fapern.
Maria Bernadete Souza se emocionou ao relembrar os anos que passou a frente da Fundação e do trabalho desenvolvido nos últimos três anos, tempo que permaneceu como diretora-presidente da Instituição. “Este cargo teve um valor inestimável para mim, como pessoa, eu vi as possibilidades e potencialidades do nosso estado para quem realiza um trabalho comprometido com o RN”. Ela aproveitou o momento ainda para agradecer a comunidade acadêmica e empresarial potiguar, “que me ajudaram durante todos esses anos”. Bernadete também agradeceu a governadora Rosalba Ciarlini e falou sobre a importância do apoio governamental junto às ações desenvolvidas pela Fapern: “O Governo de Rosalba Ciarlini realizou um trabalho de sensibilização da comunidade empresarial e mostrou o valor da pesquisa em tecnologia, ciência e inovação, e é por isso que serei sempre grata”, finalizou.

Emanuel Márcio Nunes aproveitou seu discurso não só para agradecer “o gesto de confiança da governadora e todos aqueles que em mim acreditaram”; mas para mostrar os desafios que o RN enfrentará nos próximos anos, segundo ele, o trabalho de incentivo e apoio a pesquisa devem ser contínuos e só por meio dele é possível melhorar os índices negativos do Rio Grande do Norte: “Vamos incentivar mais parcerias e estimular a pesquisa e o estudo da tecnologia e da inovação, essa é a fórmula para que tenhamos ações decisivas na construção de um estado melhor”, afirmou o novo presidente.

A governadora Rosalba Ciarlini considerou excelente o trabalho de Maria Bernadete a frente da Fapern e também deu as boas vindas ao novo presidente. “Temos sempre que encontrar oportunidades das dificuldades que enfrentamos e foi isso que Bernadete fez. O meu desejo é que agora, o professor Emanuel Nunes dê continuidade às ações da Fapern com essa mesma filosofia de trabalho”.
Rosalba destacou que Emanuel Nunes terá um desafio importante neste início de gestão, já que o Rio Grande do Norte conseguiu um novo empréstimo junto ao Banco Mundial para o Projeto RN Sustentável. O convênio, no valor de US$ 540 milhões, deverá ser assinado no mês de agosto e contemplará todos os 167 municípios do RN, com ações que pretendem mudar, em cinco anos, o cenário socioeconômico do Estado, incentivando projetos sustentáveis de inclusão produtiva e erradicando a miséria absoluta. O RN Sustentável prevê a melhoria dos serviços de educação, saúde e segurança; e a modernização do processo de gestão pública. “Vamos integrar as atividades do Estado com as da Fapern e vamos também nos comprometer com o combate as desigualdades sociais”, encerrou Rosalba.

 
Sobre Emanuel Márcio Nunes
Emanoel é professor adjunto do Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e é formado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 1996.  Em 2003, tornou-se mestre em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia, e em 2009, concluiu doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio doutoral realizado junto ao Rural Development Group da Wageningen University and Research Center, na Holanda (2008-2009).  Professor permanente do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal Rural do Semiárido (PGATS/UFERSA) desde 2011 e Professor Adjunto IV e pesquisador do Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Institucional, Economia Solidária e Desenvolvimento Rural, atuando especialmente nos temas: agricultura familiar, desenvolvimento regional, cooperativismo, agroindústria, sustentabilidade e meio ambiente.
Foi Subchefe do Departamento de Economia (DEC/UERN) de Julho de 2003 a Março de 2004; e assessor da Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG/UERN) de setembro de 2003 a abril de 2005. Atualmente é Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM/UERN) eleito para o mandato de fevereiro de 2010 a fevereiro de 2014.
EMANUEL NUNES É EMPOSSADO PRESIDENTE DA FAPERN EMANUEL NUNES É EMPOSSADO PRESIDENTE DA FAPERN Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, julho 15, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...