SESAP DIVULGOU, RECENTEMENTE, BOLETIM DA DENGUE 2013

VALE A PENA REVER OS NÚMEROS:
 
A Secretaria de Estado da Saúde Pública(Sesap), através do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou recentemente, um novo boletim com os números atualizados da doença. As informações são referentes  à Semana Epidemiológica nº 24, que representa os dados notificados desde o início do ano até o dia 15 de junho.
 
Nesse período, foram notificados 9.543 casos suspeitos de dengue no Rio Grande Norte, sendo 2.662 casos confirmados até o momento. No mesmo período do ano de 2012, esses números foram, respectivamente, 26.792 e 10.443, o que aponta um decréscimo no quantitativo de casos.

Do total de municípios do RN, 56 apresentam baixa incidência da doença, 33 estão com média, 54 com alta e 24 com incidência silenciosa. Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Pau dos Ferros (1.102), Natal (1.060), Currais Novos (493), Parelhas (482) e Parnamirim (380). 

A prevenção e o combate ao mosquito precisam ser mantidos durante todo o ano. É importante que a população continue verificando o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Além disso, é essencial cobrar o mesmo cuidado do gestor local com os ambientes públicos, como o recolhimento regular de lixo nas vias, a limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias. 

Os sintomas mais comuns da doença são febre,  dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas. É fundamental não tomar remédio por conta própria, pois isso pode mascarar sintomas e dificultar o diagnóstico, devendo ainda estar alerta para sinais de agravamento, como vômitos e dores abdominais. 

SESAP DIVULGOU, RECENTEMENTE, BOLETIM DA DENGUE 2013 SESAP DIVULGOU, RECENTEMENTE, BOLETIM DA DENGUE 2013 Reviewed by Erivan Justino on sábado, junho 29, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...