SESAP CONVOCA POPULAÇÃO PARA O ÚLTIMO DIA DA CAMPANHA CONTRA POLIOMIELITE

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será encerrada nesta sexta-feira, dia 21, e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta pais e responsáveis que ainda não compareceram aos postos para que levem as crianças com faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos para receberem a vacina.

No Rio Grande do Norte, a população a ser vacinada é de 218.268 crianças. Até a manhã desta quinta-feira (20) foram aplicadas 155.089 doses, o que corresponde a 71% da meta estabelecida para a cobertura vacinal no RN. Em todo o Estado foram disponibilizados à população 917 postos de vacinação fixos e 715 volantes. Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) a grande Natal alcançou até o momento a cobertura vacinal de 58,51% da população-alvo da campanha.

A Sesap orienta aos pais a comparecerem aos postos de vacinação munidos da carteira de vacinação da criança. Não há contra-indicação absoluta à administração oral contra a poliomielite, mas deve-se evitar a vacinação de crianças portadoras de infecção aguda, com hipersensibilidade a algum componente da vacina, além de crianças que, no passado, tenha apresentado qualquer reação anormal a esta vacina.

As Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursap’s) trabalham para alcançar as metas de vacinação e até a manhã desta quinta-feira(20) apresentam os seguintes percentuais de cobertura vacinal:

I  Ursap – 80,03%
II Ursap – 68,36%
III Ursap – 87,15%
IV Ursap – 86,87%
V Ursap – 79,53%
VI Ursap – 83,94%

A doença
A poliomielite é uma doença viral, causada por poliovírus e subdivide-se em três sorotipos (1, 2 e 3). É altamente contagiosa, e afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaléia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes, portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.
Por Assessoria Sesap
SESAP CONVOCA POPULAÇÃO PARA O ÚLTIMO DIA DA CAMPANHA CONTRA POLIOMIELITE SESAP CONVOCA POPULAÇÃO PARA O ÚLTIMO DIA DA CAMPANHA CONTRA POLIOMIELITE Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, junho 20, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...