Meu Baluarte Cidadão!
 
Venho por meio deste e-mail manifestar minha irresignação com ato triste que estava ocorrendo agora a pouco, às 8 horas, no canteiro central da Av. Rio Branco, Centro, na altura do Colégio Estadual Oscarlina: Agentes da Prefeitura iam cortando com motosserra árvores algarobas de mais de 15 anos de existência, sem motivação alguma. Isso acarreta grave prejuízo para a salubridade térmica da rua, ou seja, dano ambiental urbano. Além de que não existe razão suficiente para se cortar árvores que estão saudáveis e dando sombra às ruas quentes de nossa cidade. 
 
Há boatos que tal atitude precipitada da Prefeitura está relacionada com suposto projeto de mudança de espécie de árvore ou, pior, por consequência de uma árvore que caiu em cima de um carro. Sem justificativa. Isso não é motivo suficiente, repito, para cortar arbitrariamente todas as preciosas árvores das ruas desta cidade. As árvores são bens públicos e protegidos pelo Código Florestal. É preciso preservá-las. Pois uma única árvore possui mais de décadas de vida, sem considerar o esforço e dispêndio que um morador teve de aguar e tratar da planta em frente de sua residência.  
 
Por favor, divulgue esse e-mail e que os responsáveis da Prefeitura saibam dessa ocorrência triste a fim de evitar transtornos aos moradores deste município.
 
Sem mais para o momento,
 
                                                   Cidadão santacruzense, Diego Rocha.
 
Sta Cruz, 18 de junho de 2013.