APÓS PASSAGEM POR SANTA CRUZ, GOVERNADORA VAI A SÃO JOÃO DO SABUGI PARA FESTA DO DIA DO AGRICULTOR


A festa do agricultor é parte das comemorações em homenagem à emancipação política do município de São João do Sabugi, e também ao dia do padroeiro da cidade, São João Batista. A governadora Rosalba Ciarlini participou do ato público que aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), após a tradicional missa do agricultor, realizada na praça central da cidade.

A festa reuniu centenas de pessoas e teve a presença do prefeito Aníbal Pereira de Araújo, de outras autoridades locais e de prefeitos da região Seridó. Para o prefeito Aníbal Pereira, a cidade de São João do Sabugi é ainda uma das que mais sofrem com o período de estiagem.

Ele pediu uma atenção especial ao agricultor rural que, mesmo com as chuvas que caíram nas últimas semanas, continua enfrentando dificuldades na prática da atividade. “Há 56 anos eu vivo nessa terra e essa seca me mostrou, pela primeira vez, o leito do rio Sabugi sem água”, disse Aníbal, que falou da importância do Governo do Estado em realizar um zoneamento no RN para apontar as áreas de seca e priorizar ações nos municípios mais atingidos.

A governadora Rosalba Ciarlini assegurou que as ações de combate à seca vão continuar e que as medidas do Governo do RN são de convivência entre a seca e o homem do campo. “Eu venho de uma terra que conhece a seca e por isso eu sei que não podemos baixar a guarda diante de pouca ou de muita chuva”.

Em São João do Sabugi, 37 poços foram perfurados no passado, porém nunca foram equipados. Para solucionar o problema, a governadora garantiu ao prefeito e a toda população que todos os 37 poços serão equipados. Além disso, o programa de universalização de cisternas também será destinado ao município e com os recursos assegurados pelo PAC Seca e pelo Governo Estadual será feita a ampliação do sistema de abastecimento da cidade.

Segundo Rosalba, a produção agrícola será beneficiada a partir de agosto, com a chegada do programa estadual Compra Direta, uma antiga reivindicação do município, em que o agricultor rural tem o escoamento de sua produção garantido pelo Governo do Estado. “A burocracia do convênio foi responsável pelo atraso da assinatura deste programa, que chega aqui no mês de agosto e vai ajudar muitas famílias da zona rural”, afirmou a governadora.

Antes de terminar a solenidade, Rosalba ainda destacou os investimentos que estão sendo feitos por meio do Governo e do Banco Mundial no Programa RN Sustentável: “Só para a agricultura vamos aplicar 200 milhões de dólares e muitos projetos serão realizados na zona rural de São João”.

 Após o ato público, Rosalba visitou a Escola Estadual Santa Terezinha, que passou por uma grande reforma no ano passado, na qual o Governo investiu mais de R$200 mil. Na escola, de nível fundamental, estudam 340 crianças. A ampliação garantiu espaço para oito salas de aula, laboratório de línguas, de química, de biologia e informática, além de cozinha, salas para professores, direção e banheiros e um ginásio de esporte.
APÓS PASSAGEM POR SANTA CRUZ, GOVERNADORA VAI A SÃO JOÃO DO SABUGI PARA FESTA DO DIA DO AGRICULTOR APÓS PASSAGEM POR SANTA CRUZ, GOVERNADORA VAI A SÃO JOÃO DO SABUGI PARA FESTA DO DIA DO AGRICULTOR Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, junho 17, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...