EXPOSIÇÃO Ecos Híbridos TRAZ A NATAL OBRAS E WORKSHOP DE FOTÓGRAFOS DE RENOME MACIONAL

          Durante um mês Natal receberá a exposição fotográfica que reúne os trabalhos de Eustáquio Neves [MG], Pedro David [MG] e Alexandre Sequeira [PA]. A curadoria da mostra coletiva é da pesquisadora doutora em antropologia Geórgia Quintas [PE]. Ecos Híbridos nasceu da iniciativa de circular pelo país exposições que foram produzidas em Festivais de Fotografia, estendendo a visitação destas obras para outras cidades, propagando assim a produção fotográfica contemporânea brasileira. Além disso, a exposição traz as obras destes fotógrafos que contam suas histórias por distintas percepções, discursos e particularidades visuais.
          Os salões nobres do andar superior da Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte serão palco das três exposições durante o período de 21 de maio a 21 de junho de 2013. No dia de abertura do evento haverá um coquetel e a palestra do fotógrafo Alexandre Sequeira [PA] sobre o seu ensaio poético-antropológico intitulado "Nazaré de Mocajuba". Haverá ainda um workshop de Fotografia com Sequeira durante os dias 21 e 22 de maio com apenas 30 vagas e as inscrições serão feitas através do Duas Estúdio. O horário do Workshop é das 14h30 às 17h30 na terça e na quarta.
          As imagens de Sequeira foram produzidas quando ele decidiu se mudar para Nazaré de Mocajuba em 2004 para trabalhar como fotógrafo oficial da vila. Durante dois anos participou do cotidiano do povoado fotografando os moradores e permutou tecidos antigos utilizados na casa por outros mais novos. Na superfície destes tecidos, Alexandre passou a reproduzir a imagem do dono em tamanho real. O Workshop ministrado por ele tem como objetivo analisar propostas artísticas a fim de compreender a fotografia para além de sua avaliação formal ou técnica.

 
          O trabalho de Eustáquio Neves consiste em duas séries diferentes, mas que em determinado ponto discutem o mesmo assunto: a exploração do corpo humano. A primeira série, "Objetivação do Corpo", trata da exploração do corpo pelas mídias. A segunda, "Boa Aparência", trata da exploração do corpo pela força do trabalho, o qual remete aos classificados de ofertas de empregos com textos que incluíam a frase "Boa Aparência".
          Por último, o ensaio "Homem Pedra" de Pedro David, apesar da certeza de que suas paisagens foram capturadas no sertão pernambucano, as escolhas estéticas do fotógrafo reduzem a possibilidade de percebermos a objetividade do documento temporal que cerca os símbolos tão característicos dos “sertões”.
          Neste mesmo período da exposição Ecos Híbridos, o andar térreo da Pinacoteca irá receber o ensaio "Ser-Tão Seridó", da fotógrafa potiguar Paula Geórgia Fernandes. Neste trabalho, o testemunho fotográfico apresentado é sobre o homem, enquanto a paisagem é apenas pano de fundo.
          A exposição Ecos Híbridos foi produzida pelo Instituto Anima em parceria com a Imagem Brasil. A Zoon fotografia e o Duas Estúdio com apoio do Sebrae/RN, da Fundação José Augusto, Fecomércio e patrocínio do Sesc e do Deputado Fernando Mineiro trouxeram esta exposição coletiva para Natal bem como realizaram a montagem da exposição individual Ser-Tão Seridó.

O que: Exposição Ecos Híbridos e Ser-Tão Seridó
Onde: Pinacoteca do Estado
Quando: de 21 de maio a 21 de junho
Horário da Abertura e Palestra: 19h

O que: Workshop com Alexandre Sequeira
Quando: 21 e 22 de maio
Onde: Pinacoteca do Estado
Vagas: 30
Investimento: 80,00
Inscrição: Duas Estúdio [9982 7193 ou 9664 8789/ www.duasestudio.com ]
Horário: 14h30 às 17h30
EXPOSIÇÃO Ecos Híbridos TRAZ A NATAL OBRAS E WORKSHOP DE FOTÓGRAFOS DE RENOME MACIONAL EXPOSIÇÃO Ecos Híbridos TRAZ A NATAL OBRAS E WORKSHOP DE FOTÓGRAFOS DE RENOME MACIONAL Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, maio 17, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...