SECRETARIA DE SAÚDE DISPONIBILIZA ATENDIMENTOS DE MÉDIA COMPLEXIDADE

No final do ano passado, as pessoas que necessitassem de consultas especializadas e exames laboratoriais, classificados como de Média Complexidade, não encontravam esses tipos de serviços no Hospital Aluízio Bezerra ou nas unidades de saúde do município. Neste ano, ações da nova administração fizeram com que muitos desses atendimentos fossem retomados. Consultas como as de cardiologia (120 por mês), neurologia (50), oftalmologia (200), psiquiatria (50), além das cirurgias eletivas, já voltaram a ser realizadas em Santa Cruz.

A atual gestão também efetuou o pagamento de um débito deixado pela gestão passada, restabelecendo os atendimentos realizados através de convênio com a Liga Norte-riograndense Contra o Câncer.  
Por Assecom-PMSC



Com relação a esse problema, enfrentado no inicio de sua gestão, a prefeita Fernanda Costa relatou: “Quando nós recebemos a prefeitura esses serviços estavam praticamente inoperantes. Hoje muitos já estão funcionando”. Fernanda Costa explicou ainda que os serviços que não são oferecidos no interior do estado, como por exemplo, os de nefrologia, endocrinologia e testes ergométricos, são comprados pelos municípios para que sejam realizados em Natal/RN. Através da Programação Pactuada e Integrada - PPI, os municípios alocam seus recursos para a cidade de Natal, que se encarrega de prestar os serviços requisitados em cada especialidade. Santa Cruz, através de um sistema informatizado, solicita o procedimento e o município de Natal faz a regulação libera a autorização. Assim deveria estar acontecendo, mas não está, segundo Fernanda. “Natal, que também se encontra numa nova gestão, está desorganizada como nós estávamos antes. Estamos encontrando uma dificuldade enorme de conseguir marcar os procedimentos no município de Natal. Procedimentos que nos são de direito, que são de direito do cidadão santa-cruzense”, afirmou Fernanda.

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Saúde, está reavaliando a PPI no sentido de encontrar soluções para os problemas encontrados. Quanto aos exames de Alta Complexidade, ressonância magnética e tomografia, por exemplo, uma auditoria está sendo feita no sistema, que já possibilitou a diminuição do tempo de espera dos pacientes para esses exames.

A prefeita alerta aos pacientes oncológicos, em tratamento contra o câncer, com suspeita de câncer e que fazem hemodiálise, que os mesmos têm prioridade de atendimento e orienta que procurem a Secretaria Municipal de Saúde, pois a mesma já determinou que tais atendimentos sejam realizados num menor espaço de tempo possível.
SECRETARIA DE SAÚDE DISPONIBILIZA ATENDIMENTOS DE MÉDIA COMPLEXIDADE SECRETARIA DE SAÚDE DISPONIBILIZA ATENDIMENTOS DE MÉDIA COMPLEXIDADE Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, abril 19, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...