EM ANGICOS, GOVERNADORA ASSINA PACTO PAULO FREIRE PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

           Nesta terça-feira (2), o Rio Grande do Norte reviveu um marco importante para a cultura do estado. Na ocasião das comemorações pelos 50 anos do experimento “40 horas de Angicos”, a governadora Rosalba Ciarlini assinou o pacto Paulo Freire pela educação de jovens e adultos, reconhecendo a importância do educador e do seu estudo como uma das maiores contribuições para o combate ao analfabetismo no estado. A assinatura ocorreu em frente à Escola Estadual José Rufino e faz referência ao decreto publicado no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (28), que instituiu 2013 como o ano Paulo Freire da Educação do RN. 
A solenidade foi dividida em duas partes. Na primeira, a secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho, assinou, no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), o pacto em conjunto com parceiros institucionais e sociais, como o Ministério da Educação, Instituições de Ensino Superior como a UFERSA, UFRN, UERN, IFRN, UFPB, UFPE; a UNDIME, a Prefeitura Municipal de Angicos, o Fórum Potiguar de Educação de Jovens e Adultos (EJA); o Instituto Paulo Freire – IPF e entidades da sociedade civil da área da educação, entre outras. Na ultima parte, a governadora prestigiou dois documentários que mostraram a importância do método do educador. 
 
De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, as comemorações em homenagem ao cinquentenário do método Paulo Freire fazem justiça a uma metodologia de vanguarda. “O que Paulo Freire fez em Angicos foi uma verdadeira revolução. Em apenas 40 horas, fez muito mais do que apenas alfabetizar as pessoas. Mostrou que era possível elas entenderem melhor o mundo, expressar suas necessidades e carências e expor os deveres de cada um. O método deixou marcas profundas no RN, que foram difundidas para todo o mundo. Com isso, esperamos reformular políticas públicas de alfabetização, que faça o nosso Brasil sair da escuridão do analfabetismo e encontrar uma luz de esperança”, declarou.

       A secretária Betânia Ramalho ressaltou a importância do momento e falou que a situação é de festa, mas, sobretudo, de reflexão em relação às melhorias na educação. “Estamos celebrando um evento que ganhou repercussão mundial. Angicos é muito mais do que uma referência ao método, consagrado mundialmente por meios dos escritos. Temos que nos aproximar cada vez mais do legado e fazer justiça ao seu pensamento libertador e de vanguarda. O reconhecimento a isso é muito importante”. 
No final do evento, a governadora ainda visitou a Escola Estadual José Rufino, um dos locais onde ocorreu a experiência, e acompanhou um pouco da cronologia de Paulo Freire. A chefe de Executivo Estadual esteve acompanhada, dentre outras autoridades, do filho de Paulo Freire, o sociólogo Lutgardes Costa Freire; do prefeito de Angicos, Júnior Batista e do presidente da Femurn e prefeito de Lajes, Benes Leocádio. 
PACTO PAULO FREIRE 
O pacto é um instrumento de governança entre poder público e sociedade civil e, entre outros pontos, prevê mobilizar a construção de planos estaduais Educação de Jovens e Adultos (EJA), partindo de diagnósticos, metas e estratégias; plano nacional de EJA para Angicos; organização de processos de formação e coordenação de EJA em pós-graduação com possibilidade de adoção da política de educação à distância com proposta curricular inovadora que inclui saúde, trabalho, cultura, tecnologia, meio ambiente, direitos humanos e cidadania.
Por Assecom/RN
EM ANGICOS, GOVERNADORA ASSINA PACTO PAULO FREIRE PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ANGICOS, GOVERNADORA ASSINA PACTO PAULO FREIRE PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, abril 03, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...