EDUCAÇÃO: "CARTA DE NATAL" É APROVADA EM ASSEMBLEIA POPULAR



25/04/2013 Greve Nacional da Educação
A ‘Carta de Natal’ foi aprovada em assembleia popular durante a Marcha em Defesa da Educação realizada nesta quarta-feira (24). O documento, que será encaminhado ao poder público, cobrando mais atenção dos governantes com a educação pública e valorização dos profissionais.

Confira a carta na íntegra:
CARTA DE NATAL PELA EDUCACÃO PUBLICA PARA TODOS/AS E A VALORIZAÇAO PROFISSIONAL
Os mais de cinco mil homens e mulheres marcharam neste dia 24/04/2013, ocasião em que ocorreu a Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública socialmente referenciada, e a greve geral da educação promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação Pública de todo pais.
Na atual conjuntura internacional com a crise acentuada das economias do primeiro mundo, as ameaças de uma crise mundial, cresce cada vez mais o fosso entre ricos e pobres . A atualidade mundial é marcada por tensões e disputas entre duas grandes e diferentes linhas de orientação política, econômica e social.
Com as incertezas e desfechos não previstos pela crise mundial, o nosso país tem tencionado a resultados positivos desta nova política com o enfrentamento as desigualdades sociais, com políticas sociais, com o desenvolvimento do mercado interno, geração de empregos, valorização do salário mínimo, controle da inflação e redução de taxas de juros.



O Brasil alcançou a posição de 6ª economia do mundo, mesmo assim não pode ser considerado um país rico. Um país rico e justo é o que supera os interesses particulares de grupos e partidos políticos e oferta a seus cidadãos a soberania.
O Brasil, nosso estado e os 167 municípios precisam fazer o diálogo com o movimento sindical e outros movimentos sociais organizados para instituir políticas de valorização da produção nacional, em vista ao desenvolvimento da formação de um novo bloco histórico e social.
As políticas públicas devem ser usadas para elevar os níveis de educação do nosso povo. Somente uma política de estado que invista no presente para garantir o futuro criará as possibilidades de construção de uma nova ordem mundial.
É neste contexto e como parte dessas forças sociais, que apresentamos as reivindicações da sociedade potiguar, num esforço e busca de possibilidades concretas de abrirmos mão da vaidade partidária, da omissão social, pela construção da promoção da equidade social verdadeira, pelo resgate dos princípios de solidariedade, liberdade e respeito ás diferenças no campo e na cidade.
A marcha do povo Potiguar, tem como representação confirmar a concepção de educação defendida pela sociedade. A educação pública para todos/as como direito social e inalienável, garantido e financiado pelo estado, nunca reduzindo a condição de mercadorias e serviços, na perspectiva de uma sociedade solidária, radicalmente democrática, igualitária e justa.
A criança não pode esperar. Os/as profissionais da Educação solicitam a aprovação imediata do projeto de lei do Plano Nacional de Educação, apresentado pela sociedade que resgata conteúdos importantes da 1ª Conferência Nacional de Educação- CONAE/2010.
Dois anos que as forças políticas deste país postergam a aprovação do Plano Nacional de Educação, não encontram agenda para restituir ao país um novo instrumento que norteará a política Nacional de Educação.
Nestes três dias em que a educação brasileira paralisou vários foram os motivos dentre estes a defesa da maioria da sociedade pela socialização das riquezas, taxação as grandes fortunas para investir na educação. Os 10% do PIB de imediato para a educação básica, o emprego de 100% dos royalties e 50% dos impostos oriundos do pré-sal e que devem ser destinados para a educação básica, ciência e tecnologia.
Política rigorosa de controle e participação social deve ser instituída. O investimento na educação não pode ser de apenas 5,3% do PIB.Para ampliar o acesso e permanência na educação, reivindicamos os 10% do PIB e de novas fontes de recursos para a educação pública do contrario continuaremos com salários medíocres, prédios escolares sucateados e um ensino que estabelece uma enorme barreira regional.
Estabelecer uma política de valorização para aposentados/as, fim do fator previdenciário, correção da tabela de imposto de renda que penaliza os/as trabalhadores/as e protege as grandes fortunas, ratificação da convenção da OIT de nº 158 e a imediata regulamentação da convenção 151 da OIT, o fim da flexibilização do trabalho, o fim da precarização das condições de trabalho é o que espera os Potiguares dos poderes:Legislativo, Judiciário e do Executivo.
A luta da comunidade escolar por estrutura adequada dos prédios, infra- estrutura compatível com o desenvolvimento do sistema de ensino, ampliação da escolaridade obrigatória, universalização, acesso e permanência, investimento e financiamento para a educação pública, valorização profissional, gestão democrática precisa sair da retórica dando lugar a efetivação de uma política de estado com equidade social e garantia assegurada de direitos previstos em lei.
Esta Marcha Estadual em Defesa Promoção da Educação Pública, instala assembléia popular e pública nesta data e aprovar a Carta de Natal, identificando suas reivindicações com os eixos de luta da 14ª Semana Nacional em Defesa da Educação Pública de Qualidade protagonizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Com o movimento estudantil mediante mobilização dos Grêmios Escolares e pela representação dos pais que dialogam com o SINTE-RN, na defesa da crianças, jovens, adolescentes e adultos por educação de qualidade e referenciada e valorização profissional.
Conclamamos a todos e todas ao exercício de um ministério cuja propriedade é o povo brasileiro, é a gente do nosso estado é a soberania do nosso país, a levantar os braços quem aprova a CARTA DE NATAL, que arrazoada no princípio geral de resgatar a Educação Pública em toda sua dimensão com oferta social e referenciada passam também a sub- escrever as presentes reivindicações.

Natal/RN, 24 de abril de 2013
EDUCAÇÃO: "CARTA DE NATAL" É APROVADA EM ASSEMBLEIA POPULAR EDUCAÇÃO: "CARTA DE NATAL" É APROVADA EM ASSEMBLEIA POPULAR Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, abril 26, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...