MUNICÍPIO DE SÍTIO NOVO INVESTE NO TURISMO CULTURAL


Neném aposta todas as cartas no Turismo Cultural

Após o sucesso do Auto de São Sebastião, que atraiu vários turistas para a estreia do Espetáculo, que também esteve se apresentando em Japi e São Bento do Trairi, com sucesso total de público, sendo pauta para a imprensa de todo o estado.

A Secretaria de Turismo sente a urgente necessidade de um contínuo investimento na área do Turismo Cultural. O turismo cultural é um dos segmentos do mercado turístico, que consiste na visita a determinado destino com o objetivo de conhecer a cultura local em sua forma de expressão, como museus, galerias, arquitetura, sítios históricos, o folclore, a gastronomia, o artesanato, a arte, crenças e tradições, festas e outros que caracterizam o modo de ser e de viver de um povo com suas características singulares.

A Prefeitura Municipal de Sítio Novo, através da Secretaria de Turismo Esporte e Lazer, composta pela Especialista e pesquisadora em Cultura Débora Raquiel- atual secretária, juntamente com a Turismóloga e mestranda na área Aylana Borges, estarão em parceria com A Associação de Artesanato de Santa Cruz, fundando a mais nova entidade de artesãos de Sítio Novo.
O artesanato que representa muito mais do que uma fonte financeira, desempenha um papel muito importante na representação da cultura e tradições de um povo, é uma atividade que além de potencializar o turismo, cria uma identidade.
Verifica-se que alguns turistas, viajam com o propósito de experimentar uma cultura diferente, no sentido mais amplo possível, afirmou Débora Raquiel, e onde estão representadas as nossas artes, artesanatos e tradições?
É emergencial fomentarmos ações para atender às expectativas do turista no município. Somente depois de formalizada a entidade, é que o SEBRAE, entrará com a parte de capacitação.
Vale salientar que praticamente, já se tem uma tipologia que represente o município. É muito forte a questão indígena, dos nossos tapuios que nunca tiveram seu lugar de destaque. Bem como O Castelo de Zé dos Montes, tão cheio de misticismo.
Potencial turístico já temos de sobra, é partirmos para a capacitação dos atores em busca do resgate desses valores.
O artesanato é um produto que pode refletir, em sua forma de criar e fazer, a história de um povo e, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável de uma comunidade, possui grande potencial para o desenvolvimento do turismo.
”Parafraseando Ignarra, iremos colocar à disposição do visitante não somente o produto, para que ele possa comprar o autêntico artesanato, mas possibilitaremos ao turista o acesso às oficinas de produção artesanal, para que ele acompanhe as técnicas de elaboração do artesanato”. Concluiu Débora Raquiel.
MUNICÍPIO DE SÍTIO NOVO INVESTE NO TURISMO CULTURAL MUNICÍPIO DE SÍTIO NOVO INVESTE NO TURISMO CULTURAL Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, março 07, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...