EMATER CONCLUI DISTRIBUIÇÃO DE FORRAGEM PARA PEQUENOS PRODUTORES EM SANTA CRUZ

Por Assessoria Emater-RN
A Emater-RN realizou na manhã desta quinta-feira, 28 de fevereiro, a entrega do último lote de forragem para pequenos produtores. A ação foi realizada em Santa Cruz, na quadra de esportes municipal, garantindo a distribuição de 80 toneladas de ração para o rebanho.

Produtores de dez municípios da região Trairi, assistidos pela unidade regional de Santa Cruz, foram beneficiados com a entrega da forragem, à base de milho e sorgo. O posto de distribuição abrange os municípios de Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Japi, Lajes Pintadas, São Bento do Trairi, São José do Campestre, Sítio Novo e Tangará.

O trabalho faz parte do conjunto de estratégias para a convivência com a estiagem, executado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) e Emater-RN. A primeira etapa de distribuição começou em outubro do ano passado, com duração de 90 dias, e teve o objetivo de entregar 7.878 toneladas de volumoso a 3.200 pequenos produtores do Rio Grande do Norte, em 18 postos de distribuição espalhados pelo Rio Grande do Norte.

Nessa primeira fase, foram investidos R$ 2.599.984,00, procedentes de parceria entre o Ministério da Integração Nacional, Secretaria Nacional da Defesa Civil, Governo do Estado (através da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca), Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

A iniciativa será ampliada pelo Governo do Estado, com a aquisição de mais R$ 4 milhões, junto ao Governo Federal. A etapa seguinte consistirá na distribuição de ração concentrada de torta de caroço de algodão, para 6.500 produtores durante o ano de 2013. Segundo o diretor geral da Emater-RN, Ronaldo Cruz, presente esta manhã em Santa Cruz, a expectativa é que os recursos estejam disponíveis o mais rápido possível, para que a ação não seja descontinuada.

Além do diretor geral da Emater-RN, também acompanhou a distribuição desse último lote de forragem o diretor administrativo da autarquia, Eduardo Cabral, e o coordenador regional da Emater-RN de Santa Cruz, Nelson  Lima.


A entrega de volumoso prioriza criadores de até 10 cabeças de gado bovino ou de até 35 cabeças de ovinos e caprinos, selecionados com base no cadastro do Idiarn. Os pequenos produtores cadastrados receberam a forragem da seguinte forma: cinco quilos por dia por cabeça de gado bovino para os que tiverem até 10 animais no seu rebanho ou um quilo por dia por cabeça de caprino e ovino até o limite de 35 cabeças.

Os pequenos produtores rurais aprovaram a iniciativa, no momento em que o Rio Grande do Norte vive a pior seca dos últimos 40 anos. Entre eles estava Djalma Bezerra Confessor, morador da zona rural de Santa Cruz, que foi contemplado com os sacos de forragem para as suas 10 reses.

"Essa forragem é uma grande ajuda para o meu rebanho e para nós, que vivemos uma situação de crise com a seca", disse o produtor, que tem nove filhos e, em épocas de inverno regular, planta milho e feijão. "Tenho fé em Deus que esse ano a chuva não nos abandonará", finalizou.
EMATER CONCLUI DISTRIBUIÇÃO DE FORRAGEM PARA PEQUENOS PRODUTORES EM SANTA CRUZ EMATER CONCLUI DISTRIBUIÇÃO DE FORRAGEM PARA PEQUENOS PRODUTORES EM SANTA CRUZ Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, março 01, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...