GOVERNO DO RN REALIZA POSSE COLETIVA DOS NOVOS PROFESSORES

O governo do RN, através da Secretaria Estadual de Educação e Cultura-SEEC empossou na tarde de hoje(04) os novos professores, que agora farão parte do quadro efetivo de discentes do RN.

A posse coletiva e a assinatura do termo de posse aconteceram em todas as Diretorias Regionais de Educação (Direds) distribuídas em diversos pólos do Estado. Em Natal, a coordenadora de Desenvolvimento Escolar do setor pedagógico da Seec, Izabel Pinheiro, admitiu que a quantidade de novos professores ingressantes na rede ainda não supriu a necessidade de profissionais.
A Secretaria de Estado da Educação (Seec) realizou, nesta segunda-feira(4), a posse coletiva dos novos profissionais que integrarão o quadro de professores na rede estadual de ensino. 
São 1.146 novos profissionais que irão ser distribuídos entre as escolas de administração estadual e que deverão dar início ao ano letivo no próximo dia 18 de fevereiro. Os educadores foram convocados na terceira chamada dos professores que passaram no concurso realizado em 2011.




“De fato, a quantidade de convocados ainda não foi suficiente, pois temos disciplinas em que não houve professores aprovados em diversos municípios, como é o caso das disciplinas de Matemática, Química e Física. Há possibilidade de realizarmos a abertura de um novo concurso, mas ainda não sabemos quando. A secretaria também está trabalhando com a possibilidade de contrato temporário”, disse Izabel Pinheiro. “Não podemos excluir isso, pois todos os dias surgem aposentadorias dos profissionais, questões de doenças, férias, afastamento e, para isso, temos que ter um quadro de reservas”, disse.
Durante a solenidade de posse, a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN), Fátima Cardoso, aproveitou a oportunidade para reforçar aos novos profissionais o papel do sindicato em defesa dos direitos da categoria. “Em nome do Sinte, afirmo que nós estamos à disposição de toda a categoria para construir mais um processo de luta. Queremos que nossa representação seja formada por profissionais concursados e que sejam respeitados”, disse.
“Tenham certeza que iremos lutar para pagarem o salário de vocês, pois sempre temos os mesmos problemas. Os professores levam até quatro meses para receberem o primeiro salário”, afirmou Fátima. A coordenadora geral do Sindicato aproveitou a oportunidade para anunciar a próxima assembleia da categoria. “Dia 18 realizaremos nossa primeira assembleia do ano. Precisamos refletir rigorosamente sobre nossa luta e darmos um novo grito de guerra”, afirmou.
Izabel Pinheiro afirmou que a demora no pagamento dos professores é uma burocracia que vem de anos. “O atraso no salário não se trata de responsabilidade da secretaria de Educação, mas sim de uma burocracia normal do sistema que precisa ser cumprida e que, de certa forma, prejudica o tramite processual. Isso é uma coisa histórica. Houve tempo em que os professores já esperaram sete meses para receber o primeiro salário”, afirmou a coordenadora de Desenvolvimento Escolar da Seec.
GOVERNO DO RN REALIZA POSSE COLETIVA DOS NOVOS PROFESSORES GOVERNO DO RN REALIZA POSSE COLETIVA DOS NOVOS PROFESSORES Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, fevereiro 04, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...