GOVERNO DO RN REALIZA PESQUISA PELO CELULAR

Por Assecom/RN
Por meio da Secretaria de Planejamento e Finanças (SEPLAN), o Governo do Estado aplicou, de dezembro a fevereiro de 2013, em caráter experimental, uma pesquisa pioneira usando telefones celulares. O assunto escolhido para testar a nova metodologia foi o Programa Leite Potiguar, que beneficia 150 mil famílias, com investimentos de R$ 80 milhões por ano. Por consultas por voz e mensagens de texto, beneficiários do programa responderam sobre a qualidade dos serviços recebidos.

O método por celular foi selecionado pelo Governo por conseguir alcançar, a custo reduzido, o público alvo da pesquisa, disperso por todo o estado e, em muitos casos, localizado em regiões remotas e de difícil acesso. Diante do sucesso da experiência, a tecnologia será adotada para avaliar a qualidade das políticas e serviços apoiados pelo RN Sustentável, uma parceria com o Banco Mundial para aplicação de US$ 540 milhões em sete anos no estado.


Nesta fase de experiência, a Secretaria de Planejamento contratou a empresa MGov Brasil, especializada em consultoria em gestão de políticas públicas, responsável por trazer para o Brasil a metodologia pioneira em pesquisa móbile. Mais de 500 pessoas em dez territórios rurais do Estado foram entrevistadas.

“Esta é uma primeira iniciativa para avaliação do impacto de um programa social de grande alcance, como o do Leite, com a adoção da tecnologia. A partir dos resultados, o Governo tem insumos para aperfeiçoar o programa e para melhor atender todos os envolvidos: produtores e beneficiários”, destaca o Secretário de Planejamento e Finanças do Estado, Francisco Obery Rodrigues Jr.

Sem colocar o pesquisador em contato direto com o público alvo, o método permite o Governo usar de sua grande capilaridade para produzir um cadastro amplo do universo pesquisado. Formado o cadastro, a entrevista com os entrevistados é feita de maneira centralizada pelo sistema. “A solução aplicada garante que os beneficiários tenham segurança para responder as perguntas de modo sincero, sem medo de perder o benefício”, ressalta Ana Guedes, uma das coordenadoras do RN Sustentável.
GOVERNO DO RN REALIZA PESQUISA PELO CELULAR GOVERNO DO RN REALIZA PESQUISA PELO CELULAR Reviewed by Erivan Justino on sábado, fevereiro 23, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...