PREFEITOS DE TODO BRASIL BUSCAM EM BRASÍLIA INFORMAÇÕES SOBRE PROGRAMAS EDUCACIONAIS E PENDÊNCIAS

Por Assecom FNDE
Nos corredores do Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, a fila pode ser vista de longe. Prefeitos e secretários de educação de todo o país procuram informações sobre os programas do governo federal na área da educação na sala de atendimento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação (MEC), no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas. Além de conferir quaisquer pendências deixadas pelos gestores anteriores, eles buscam se informar sobre as ações federais que podem auxiliá-los na tarefa de alavancar a educação pública nos diversos rincões do Brasil.
Para melhor atender os gestores municipais, o FNDE providenciou um relatório individualizado sobre a situação de cada município. Após receber o documento, os prefeitos são atendidos individualmente, inclusive com consulta aos sistemas da autarquia. Assim, eles são devidamente informados sobre como solucionar pendências e participar de programas do MEC e do FNDE, como o Proinfância, que repassa recursos aos municípios para a construção de creches e pré-escolas, e o Caminho da Escola, que promove a renovação da frota escolar em todo o país.

“Estamos prestes a inaugurar uma creche do Proinfância e queremos pedir outra”, afirmou Mauro Piauí, vice-prefeito de Barra do Garças (MT), na sala de atendimento do FNDE/MEC. Segundo o gestor, não há pendências significativas na educação municipal e os programas estão em andamento, mas o intuito é implementar o ensino para jovens e adultos e a educação integral no município. “Também buscamos recursos para a construção de quadras escolares, já que muitas escolas não possuem.”

Gledson Machado, prefeito de Nhamundá (AM), município com cerca de 18 mil habitantes e 4 mil alunos na rede pública, procurava informações sobre o Caminho da Escola e produtos expostos na área de atendimento, como a lousa digital. “Temos interesse nas lanchas e nas bicicletas escolares”, disse o prefeito, que também procurava informações sobre as pendências deixadas pela gestão anterior.

Apenas no primeiro dia de atendimento, na segunda-feira, dia 28, mais de 200 gestores municipais foram atendidos de forma individualizada. “Eu vim aqui procurar soluções para algumas pendências que encontrei no município da área de educação e também para saber como obter recursos do governo federal”, afirmou Ermir Moreira, prefeito do município de Bonfim (MG).

As principais demandas foram sobre obtenção de recursos para a construção de unidades de educação infantil do Proinfância e de escolas de ensino fundamental. Também houve muita procura por informações sobre compras governamentais, feitas por meio de adesão aos registros de preços do FNDE, que permitem a aquisição de diversos produtos, como instrumentos musicais, ônibus escolares, mobiliário para salas de aula e uniformes.

Hoje, dia 30, no último dia do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, o MEC e o FNDE estarão apresentando palestras sobre os principais programas do governo federal na área de educação.
PREFEITOS DE TODO BRASIL BUSCAM EM BRASÍLIA INFORMAÇÕES SOBRE PROGRAMAS EDUCACIONAIS E PENDÊNCIAS PREFEITOS DE TODO BRASIL BUSCAM EM BRASÍLIA INFORMAÇÕES SOBRE PROGRAMAS EDUCACIONAIS E PENDÊNCIAS Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, janeiro 30, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...