ESCRITORA ANA MARIA MACHADO É REELEITA PARA A PRESIDÊNCIA DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

Por TN
Posse será na próxima terça, no Petit Trianon, no Rio de Janeiro
posse será na próxima terça, no Petit Trianon, no Rio de Janeiro
A escritora Ana Maria Machado foi reeleita hoje (6) presidenta da Academia Brasileira de Letras (ABL) para o ano de 2013, em votação secreta feita no Petit Trianon, sede da instituição, no centro do Rio. A chapa única, encabeçada pela escritora, tem os acadêmicos Geraldo Holanda Cavalcanti, secretário-geral, Domício Proença Filho, primeiro-secretário, Marco Lucchesi, segundo-secretário, e Evanildo Bechara, tesoureiro.

A votação, que começou às 16h, foi feita separadamente para cada cargo, conforme determinam os estatutos da ABL, sendo considerados eleitos os acadêmicos que obtiveram a maioria absoluta de 20 votos. A regra é a mesma para a admissão de novos membros da academia, que tem um toral de 40 cadeiras.
Se algum dos candidatos não atingir a maioria absoluta, o estatuto prevê que sejam feitos até quatro escrutínios. Ao final da sessão, depois de anunciados os eleitos para 2013, ocorre a cerimônia de incineração das cédulas, uma tradição da instituição fundada por Machado de Assis em 1897.
A carioca Ana Maria Machado, que desde 2003 ocupa a cadeira número 1 da ABL, é considerada pela crítica uma das mais importantes escritoras brasileiras contemporâneas. Também jornalista, trabalhou em Paris e Londres, além de diversos veículos de comunicação no Brasil. A carreira literária teve início em 1969 e desde então Ana Maria Machado publicou nove romances, oito livros de ensaios e mais de 50 livros infantojuvenis, que venderam cerca de 19 milhões de exemplares.



A posse da diretoria para o novo mandato será na próxima quinta-feira (13), às 17h30, também no Petit Trianon.
ESCRITORA ANA MARIA MACHADO É REELEITA PARA A PRESIDÊNCIA DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS ESCRITORA ANA MARIA MACHADO É REELEITA PARA A PRESIDÊNCIA DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, dezembro 06, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...