CIENTEC 2012: COMEÇA AMANHÃ(23) MAIOR EVENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E CULTURAL DO RN

 

Tem início nesta terça-feira, dia 23, a XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo tema central é “Energias: Sustentabilidade, Desenvolvimento e seus Impactos”. Para a palestra de abertura, o evento contará com a presença do professor Luiz Carlos Molion, diretor do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que abordará o tema “Energias Renováveis e Mudanças Climáticas” às 9h no auditório da Reitoria.
 A CIENTEC é a maior exposição acadêmica do estado e, a cada ano, o número de visitantes e de trabalhos expostos vem crescendo. Nesta 18ª edição, a CIENTEC conta com 190 estandes, irá expor mil banners e apresentar mais de 300 projetos para um público estimado de mais de 70 mil visitantes durante os cinco dias do evento.
Entre as atrações da Semana estão a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ) e a exposição itinerante “Caminhos da Otorrinolaringologia”, que trará a Natal objetos infláveis de até 19 metros representando órgãos do corpo humano como a laringe e o nariz. Além disso, a CIENTEC reunirá centenas de trabalhos de alunos e professores da UFRN em oficinas e cursos.
Somado a isso, o visitante poderá conferir exposições da Aeronáutica, Marinha, Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, assim como os tradicionais estandes da COMUNICA (Agecom, TV Universitária e Rádio FM Universitária) e Agência Fotec.
Integram também a programação eventos como o IV Seminário em Direitos Humanos da UFRN, Reuniões Acadêmicas Científicas e a Semana dos Cursos.
Programação Cultural


 
Nesta edição, haverá a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao artista potiguar Abraham Palatnik, às 18h de terça-feira, 23, marcando a abertura da CIENTEC Cultural, que este ano terá como tema “Sinergia Cultural: Arte e Desenvolvimento Social”.
A programação prevista para o anfiteatro da Praça Cívica do Campus será aberta pelo grupo pernambucano Quinteto Violado, em show marcado para as 20h. Para a Praça Cívica já estão confirmados nomes como os dos músicos potiguares Carlos Zens, Camila Masiso, Khristal, Valéria Oliveira entre outros.
Na programação constam, também, diversas atividades artístico-culturais, que serão apresentadas em todos os setores da UFRN. Para saber a programação completa da CIENTEC Cultural, acesse o site http://www.nac.ufrn.br/cienteccultural/programacao.html.
O pró-reitor de Extensão da UFRN, Edmilson Lopes, fala sobre a expectativa para esta edição da CIENTEC: “A principal finalidade da CIENTEC é fazer dela um espaço de ligação dos alunos com a sociedade e mostrar tudo o que a UFRN pode contribuir para a sociedade natalense”.
A novidade nesta edição é que, pela 1ª vez, a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN é reconhecida nacionalmente e receberá o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), informou Edmilson Lopes.
CIENTEC 2012: COMEÇA AMANHÃ(23) MAIOR EVENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E CULTURAL DO RN CIENTEC 2012:  COMEÇA AMANHÃ(23) MAIOR EVENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E CULTURAL DO RN Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, outubro 23, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...