PROFESSORES DAS ESCOLAS DE CAMPO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Por e-mail
A Secretaria de Estado da Educação iniciou nesta segunda (09) um curso de Formação Continuada para professores das classes multisseriadas das Escolas de Campo, que ficam localizadas estrategicamente em áreas de difícil acesso à Educação em alguns municípios. A primeira etapa foi realizada no Hotel Praiamar e teve como tema "Organização do Trabalho Pedagógico em Classes Multisseriadas".

O evento foi aberto com estudantes da Escola Estadual Antônio Justino, do município de Santa Cruz. Eles fazem parte do comitê de recepção da escola e receberam de forma cordial os participantes do curso. Para a professora Maria do Carmo, orientadora do grupo, ministrar aulas para garotos de diferentes idades é um desafio gratificante, devido ao modelo adotado nas turmas multisseriadas.

"Tem aluno que aos sete anos lê perfeitamente, enquanto outros com idade superior precisam de apoio maior. Então existem situações em que os mais novos ensinam aos mais velhos por esses não terem tido a oportunidade de ir à escola antes, por causa da distância de sua casa", ressaltou Maria do Carmo.

Nas Escolas de Campo, não há distinção de idade por série. Todos podem compartilhar dentro da mesma sala de aula os conteúdos apresentados pelos professores. O modelo serve para diminuir o déficit de frequência em que muitos estudantes deixavam de ir a escolas por causa da distância percorrida da zona rural até a cidade.

Para a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, as diferenças entre as escolas voltadas para os alunos pertencentes a série correspondente a idade e as do campo começam a ser diminuídas, principalmente com a vontade de fazer dos educadores envolvidos. "As classes multisseriadas são uma releitura e uma nova maneira de promover a educação. E os resultados revelam que as pessoas fazem a diferença, nessa causa nobre que é promover o desenvolvimento humano em lugares que necessitam mais, como o campo", disse.
PROFESSORES DAS ESCOLAS DE CAMPO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROFESSORES DAS ESCOLAS DE CAMPO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, julho 11, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...