GOVERNO DO RN LANÇA CAMPANHA ESTADUAL DE PREVENÇÃO ÀS HEPATITES VIRAIS

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA O RN
V UNIDADE REGIONAL DE SAÚDE PÚBLICA
ARTICULAÇÃO REGIONAL DE DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS

 Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais – 28 de julho
Campanha Estadual de Prevenção a Hepatites Virais

Com o objetivo de alertar os gestores, profissionais de saúde e a população em geral sobre a importância do diagnóstico, da prevenção das Hepatites Virais e imunização da hepatite B, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), por meio do Programa Estadual de DST, Aids e Hepatites Virais, realizou reuniões com os setores da instituição para planejar as ações estratégicas em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais no RN, oficialmente celebrado no dia 28 de julho.
Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual das Hepatites Virais da SESAP, Dayse Nóbrega, "o objetivo dessas reuniões é apresentar a situação epidemiológica das hepatites virais no Estado, um panorama da vacinação contra a hepatite B e as parcerias conseguidas para a campanha(*) deste ano". Entre os parceiros conseguidos, estão a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, SESC, Senac, Sest Senat, universidades e a União dos Escoteiros do Brasil no RN, que conta com mais de 6 mil escoteiros .
(*) Campanha Estadual de Prevenção das Hepatites Virais
A SESAP vem realizando reuniões nas Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursap) para apresentar aos escoteiros e profissionais de saúde da localidade o que são as hepatites virais, a prevenção, o panorama do Estado, culminando com a construção de um plano de ação para ser trabalhado nas comunidades das unidades
Para que as ações de mobilização e operacionalização da vacinação contra a Hepatite B ocorram devemos conta com o envolvimento das três esferas de governo, das instituições de ensino em saúde e da sociedade civil.
O Ministério da Saúde através da SESAP está disponibilizando cota extra para a intensificação da vacina contra a hepatite B para a população da faixa etária de 0 ano a jovens com idade inferior a 30 anos e às populações específicas de acordo com parâmetros definidos pelo MS.

Populações específicas da Vacina contra hepatite B:
  •  Gestantes, após o primeiro trimestre de gestação,
  •  Trabalhadores da saúde,
  •  Portadores de doenças sexualmente transmissíveis (DST),
  •  Bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários,
  •  Carcereiros de delegacia e de penitenciárias,
  •  Coletadores de lixo hospitalar e domiciliar,
  •  Comunicantes sexuais de portadores de hepatite B,
  •  Doadores de sangue,
  •  Homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo,
  •  Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais,
  •  Pessoas reclusas (presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, forças armadas, entre outras),
  •  Manicures, pedicures e podólogos,
  •  Populações de assentamentos e acampamentos,
  •  Populações indígenas,
  •  Potenciais receptores de múltiplas transfusões de sangue ou politransfundidos,
  •  Profissionais do sexo/prostitutas,
  •  Usuários de drogas injetáveis, inaláveis e pipadas,
  •  Caminhoneiros.
1.    Comunicação e informação
Foi desenvolvido pelo Programa Estadual com o apoio da sociedade civil organizada, material gráfico para alertar a população geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico das hepatites virais. O tema escolhido para ser utilizado no desenvolvimento do material gráfico da Campanha Estadual de Prevenção das Hepatites Virais (cartaz e folder) “Voce tem certeza que não tem? FAÇA O TESTE, VACINE-SE. O motivo para escolha desse tema é Prevenção das Hepatites Virais, a intensificação da vacina contra a Hepatite B e o diagnóstico precoce. Serão executadas, ainda, ações de comunicação voltadas às mídias sociais através do site da SESAP no endereço www.saude.rn.gov.br/SESAP/NOTICIAS, com o objetivo de incentivar a vacinação contra a Hepatite B.

2. Dados
Nos últimos cinco anos, o número de casos de hepatite no Rio Grande do Norte tem registrado um aumento considerável. Nesse período, foram diagnosticados 2.251 casos de hepatites virais, sendo 1859 casos confirmados de hepatite A, 153 casos de hepatite B e 239 de hepatite C..
  
Dentre os 167 municípios do Estado 73 encontram-se silenciosos em relação  às notificações dos casos suspeitos ou confirmados de Hepatites Virais, não  significando, necessariamente, que não há casos de hepatites nestes municípios e sim que podemos estar diante de subnotificação, ou mesmo falta de investigação epidemiológica e busca ativa. Diante desse panorama, desde 2011, o Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais vem fortalecendo o diálogo entre gestores, Organizações da Sociedade Civil e outros parceiros por meio de ações conjuntas, promovendo discussões sobre a qualidade de vida utilizando estratégias de comunicação que é de toda a sociedade a responsabilidade no enfrentamento deste agravo.   cenário atual pedimos que os gestores nos enviem sua programação local para o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais para que possamos divulgar e dar maior visibilidade através da assessoria de comunicação da Sesap assim como apoiar com o envio de material gráfico.

3.Informações:  
HEPATITES
Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado. Existem várias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas às causadas por vírus. Mas podem ser também por álcool, outras substâncias e medicamentos tóxicos. No Brasil, as hepatites mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.
Hepatite A - Altamente contagiosa, sua transmissão ocorre de pessoa para pessoa ou através do contato com alimentos e água contaminados. É mais comum onde não há ou é precário o saneamento básico. A falta de higiene ajuda na disseminação do vírus.
Hepatite B - Sua transmissão se dá através de sangue, agulhas e materiais cortantes contaminados, das tintas das tatuagens, transmissão de mãe para filho (vertical), e da relação sexual sem proteção. É considerada também uma doença sexualmente transmissível.
Hepatite C - A mais perigosa e temida das hepatites virais, sua transmissão, muito fácil e rápida, ocorre através de sangue, agulhas e materiais cortantes contaminados. Pode ser adquirida por meio de transfusão sanguínea, realização de tatuagens, uso de drogas, piercings, no dentista e em manicure.

Estamos  solicitando  que participem de alguma forma da mobilização da prevenção  das hepaites virais e da intensificação da vacina contra hepatite B.
 Pedimos ainda que façam parte da “Conexão Virtual”, espaço na internet criado pelo Departamento DST/Aids e Hepatites Virais aberto permanentemente para debates sobre temas específicos. Ele começa com o tema das hepatites virais. Entre no link www.aids.gov.br/conexaovirtual
  
Contamos com todos(as) para uma grande mobilização no estado.
 Atenciosamente,
Iranmil Guedes da Silva
Articulador Regional de DST/Aids e Hepatites Virias
e-mail: iranmil-iec@rn.gov.br
V URSAP
Norma Lígia Dantas de Azevedo
Responsável Técnica pelas Hepatites Virias do RN.
 
Nível Central:
Dayse Nóbrega
Coordenadora Estadual das Hepatites Virais
  
Gestão, Assistência, Prevenção e OSC
Secretaria do Estado da Saúde Pública do RN/ CPS/ Suvige/
Rua Marechal Deodoro, nº 730 Centro-Natal-RN CEP: 59.025-600
Fone: (84)3232-6963 - (84) 3232-2784 - Fax: (84)3232-2594
 
GOVERNO DO RN LANÇA CAMPANHA ESTADUAL DE PREVENÇÃO ÀS HEPATITES VIRAIS GOVERNO DO RN LANÇA CAMPANHA ESTADUAL DE PREVENÇÃO ÀS HEPATITES VIRAIS Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, julho 06, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...