SESAP DISCUTE TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS NO ESTADO

Por Assessoria da Sesap
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Central de Transplantes do Rio Grande do Norte promovem nesta sexta-feira (13) e sábado (14) a I Jornada Norte-Riograndense de Doação e Transplante de Órgãos, no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra.
 O evento discutirá vários aspectos determinantes para o futuro do transplante de órgãos no Estado, incluindo os procedimentos terapêuticos, os potenciais doadores, a gestão técnica, o acolhimento familiar e as várias visões sobre a Política de Transplantes do RN.
Na abertura, o Coordenador do Comitê Estratégico para Criação de Novos Centros de Transplante do Ministério da Saúde, Silvano Raia, falou sobre a situação do país nessa área, as perspectivas para o futuro e a realidade promissora do Rio Grande do Norte.
 "O transplante implica doação, amor e dedicação e o RN conseguiu zerar a fila de córnea, graças ao empenho e à dedicação da equipe técnica", disse Silvano Raia.
Para o Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, o Plano Estadual de Transplante vai nortear os serviços oferecidos e aprimorar as ações. "Pretendemos cada vez mais melhorar nossa captação e avançar nos transplantes renais e hepáticos", falou Domício Arruda.
O Sistema Nacional de Transplantes está presente em 25 estados do país, por meio das Centrais Estaduais de Transplantes. Para ser um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Basta que a sua família esteja ciente da sua vontade. Assim, quando for constatada a morte encefálica do paciente, uma ou mais partes do corpo que estiverem em condições de serem aproveitadas poderão ajudar a salvar as vidas de outras pessoas. Alguns órgãos podem ser doados em vida. São eles: parte do fígado, um dos rins e parte da medula óssea.

Em 2011, a Central de Transplantes do Rio Grande do Norte ficou entre os cinco estados a zerar a fila de córnea e entre os dois a ter um banco público de olhos para captar córneas. Para o Coordenador da Central, Rodrigo Furtado, a primeira meta de muitas que virão foi alcançada. "Tantas vidas foram contempladas após esse projeto da fila zero de córnea . Cada um de nós pode fazer a diferença na vida dessas pessoas", disse o Coordenador.
Durante o evento serão apresentados o Projeto de Doação de Órgãos e Transplantes da CNCDO/RN 2012, o Plano Estadual de Transplantes e a entrega do Prêmio "Parceiro da Vida" aos profissionais dedicados ao tema "Doação de Órgãos" em 2011.
SESAP DISCUTE TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS NO ESTADO SESAP DISCUTE TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS NO ESTADO Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, abril 13, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...