MISSA DE LAVA PÉS LOTA CATEDRAL

Por TN
A missa da Ceia do Senhor e Lava Pés, celebrada na noite de ontem, teve a participação de centenas de fieis que lotaram a Catedral Metropolitana de Natal. A celebração da Quinta-feira Santa é feita nos moldes da realizada há dois mil anos, e rememora a instituição do sacramento da Eucaristia, durante a última ceia, e o gesto de humildade de Jesus ao lavar os pés dos doze apóstolos. A celebração foi conduzida pelo arcebispo Metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha. Nesta Sexta-feira da Paixão, as celebrações ocorrem às 15h, em todas as paróquias de Natal.
Rodrigo SenaArcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, repete o gesto de humildade de JesusArcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, repete o gesto de humildade de Jesus

Durante a homilia, o arcebispo ressaltou a importância da data. Que celebra o ponto alto do catolicismo, com as cerimônias de instituição do sacramento da Eucarístia, "quando o corpo e o sango de Cristo se tornam pão e vinho"; instituição do sacerdócio e do maior mandamento: "Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei". "Esse amor é visível e palpável por meio do serviço, para uma realidade melhor para todos", frisou o bispo.
Em alusão à Campanha da Fraternidade 2012, que trabalhou o tema "Fraternidade e Saúde Pública", doze profissionais da área da saúde, entre médicos, paramédicos, dentistas e psicólogos foram convidados a participar do rito, representando os doze apóstolos. Com toalhas e uma bacia, Dom Jaime limpou, secou e beijou os pés dos participantes, num ato de servidão. "É o memorial do gesto de Jesus que se despoja da condição de Senhor e faz atividades dos escravos, da época", afirmou.
O lava pés, ratifica o pároco da Catedral, padre Aerton Sales, é o testamento que Jesus deixou para a humanidade, antes de morrer. E resume a citação "assim como eu faço, façais vós também". "Ele, o Senhor, lavou os pés dos 12 apóstolos mostrando que a missão de nós, cristãos, é servir", explica. Em todo o mundo, a Igreja não celebra missa no dia de hoje.
MISSA DE LAVA PÉS LOTA CATEDRAL MISSA DE LAVA PÉS LOTA CATEDRAL Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, abril 06, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...