SESAP DÁ CONTINUIDADE À IMPLANTAÇÃO DA REDE CEGONHA NO RN

O grupo condutor da implantação da Rede Perinatal (Rede Cegonha) no Rio Grande do Norte esteve reunido na manhã desta quarta-feira, dia 18, na Sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Na pauta da reunião o fechamento do Plano de Ação que será enviado ao Ministério da Saúde.

Cláudia Frederico, membro do Grupo Condutor, explica que os serviços existem de forma isolada, e a formação de uma rede fará com que eles trabalhem de forma interligada. Desta forma a paciente será encaminhada para os serviços específicos de acordo com a sua necessidade e terá a assistência em todas as fases, desde a gestação até os dois primeiros anos de vida da criança, que é o período que engloba a Rede Perinatal.

Das cinco fases previstas para implantação da Rede Cegonha, duas já foram cumpridas e outras duas estão em fase de conclusão. De início foi formado o grupo condutor e construída uma matriz diagnóstica, que elegeu a Região Metropolitana de Natal como área prioritária. Foi determinada uma prioridade por ser a região que recebe a maior demanda, mas a atenção será voltada para todo o Estado.

Na terceira e quarta fase estão sendo estabelecidos, junto com os municípios, em quais serviços serão investidos os recursos. A fase final será a da certificação feita por uma equipe enviada pelo Ministério da Saúde. A previsão é de que os recursos sejam liberados ainda este ano.


SESAP DÁ CONTINUIDADE À IMPLANTAÇÃO DA REDE CEGONHA NO RN SESAP DÁ CONTINUIDADE À IMPLANTAÇÃO DA REDE CEGONHA NO RN Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, janeiro 19, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...