MUTIRÃO BUSCA SALVAR UERN DE SANTA CRUZ

Rádios Comunitárias filiadas a "Abraço Potiguar" apóia Movimento em defesa da UERN
Por Ugmar Nogueira
Representantes de entidades da sociedade civil organizada de Santa Cruz estão organizando um Mutirão em Defesa da UERN, um movimento que tem por finalidade alertar as autoridades para o ostracismo que vem tomando conta do Núcleo Avançado de Educação Superior de Santa Cruz.
O servidor público Hugo Tavares Dutra, um dos líderes do movimento, revela que é preciso se discutir sobre o papel da UERN naquele município. “A universidade foi instalada em nossa cidade sem uma discussão, apenas por uma imposição política. O resultado é que dos dois cursos criados inicialmente, apenas um está funcionando e não sabemos se atende às demandas locais”, destaca. O citado Núcleo foi instalado com dois cursos, Enfermagem e Ciências da Computação. O primeiro formou apenas uma turma. Apenas o segundo permanece e nenhum novo curso foram criados.

Hugo revela que a cidade conta com uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) também com um curso de Ciências da Computação, e com universidades privadas com cursos na área médica. “Precisamos então discutir sobre que rumo será dado à UERN. Temos que salvar a UERN em nossa cidade e isso passa, primeiramente, por uma discussão sobre o seu papel”, destaca Hugo Tavares, que já foi membro de diretório acadêmico, e integra a direção estadual da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço/Potiguar).

O líder do movimento revela que o prefeito de Santa Cruz, Péricles Rocha, integra o Mutirão em Defesa da UERN e se comprometeu a dar a parcela de contribuição da prefeitura para que o Núcleo seja revitalizado e ampliado. O Executivo local é parceiro da UERN na instalação e manutenção do Núcleo Avançado de Educação Superior de Santa Cruz.
O Mutirão estará nesta terça-feira em Natal na sede da UERN na Av. Airton Sena, para participar, a partir das 15:30h, de uma audiência com o reitor Milton Marques de Medeiros.

Integram a comitiva que estará em Natal, representantes do IFRN (professores e estudantes), do Hospital Universitário, da Câmara Municipal, do Conselho Municipal de Saúde, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), da UERN, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM-RN) e da Abraço Potiguar.

“Esse movimento está apenas começando. Vamos realizar dois grandes atos. O Mutirão está sendo fortalecido e queremos que esse fortalecimento se reproduza na melhoria e crescimento da UERN. O mais rápido possível” finaliza.
Mais informações: 8124-6607 (Hugo)
MUTIRÃO BUSCA SALVAR UERN DE SANTA CRUZ MUTIRÃO BUSCA SALVAR UERN DE SANTA CRUZ Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, janeiro 23, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...