MANIFESTO EM DEFESA DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO - UERN

Por Hugo Tavares
O Fórum Institucional pelo Desenvolvimento da Região Trairi – Santa Cruz-RN, considerando o funcionamento de instituições de ensino superior – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (Faculdade de Ciências da Saúde), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), além de instituições privadas – no município de Santa Cruz, resolve propor ampla discussão acerca dos rumos da educação superior na região do Trairi, visto perceber claramente que a UFRN e o IFRN têm dado respostas claras e convincentes às demandas locais e regionais, inserindo-se e enraizando-se na região, muito possivelmente pela forma como ambas aqui aportaram, através de ampla discussão, via audiências públicas, que envolveu a sociedade civil, os grupos políticos, os setores educacionais, entre outros.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), instalando-se inicialmente em Santa Cruz, com apenas dois cursos (Ciências da Computação e Enfermagem), tem frustrado a população pelo fato de ter aberto apenas uma turma do curso de Enfermagem e não mais ter sido dado prosseguimento ao ingresso de novos alunos.
A UFRN vem ofertando cursos na área de ciências da saúde, enquanto o IFRN atende às demandas na área das licenciaturas em ciências matemática e da natureza (dada a carência de professores na área), com possibilidade também de ofertar cursos na área de tecnologia.
Diante do quadro acima exposto, faz-se necessária uma discussão, mais aprofundada, acerca das ofertas educacionais que a UERN poderia fazer na região do Trairi, evitando-se sobreposição de cursos. Para tanto, é urgente que a UERN atenda ao chamamento da sociedade e que, com ela, consiga apontar saídas que garantam a estabilidade nas ofertas educacionais e que funcione em toda sua plenitude. Tal metodologia evitaria a abertura de cursos que não tivessem sustentabilidade nas ofertas e no funcionamento e manteria acesa a chama universitária, afastando a insegurança e a desconfiança que paira sobre a sociedade quanto ao futuro da instituição.
Procurada pelo Fórum, a Prefeitura Municipal mostrou-se disposta a participar, como parceira, dos esforços para viabilizar o funcionamento pleno da UERN no município de Santa Cruz.

Santa Cruz-RN, 24 de janeiro de 2012.
MANIFESTO EM DEFESA DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO - UERN MANIFESTO EM DEFESA DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO - UERN Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, janeiro 23, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...