SECRETÁRIA DE ESTADO ISAURA ROSADO VISITA A CCP DE SANTA CRUZ

Por Débora Raquiel

Na tarde de ontem Isaura Rosado esteve na Casa de Cultura Palácio do Inharé a fim de discutir junto à comunidade artística, melhores caminhos para a cultura de nosso município.
A pauta girou em torno da consolidação do Fundo Estadual de Cultura, uma grande conquista que objetiva Fomentar a produção artístico-cultural potiguar, mediante o custeio, total ou parcial, de projetos culturais, de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado, relacionados com a pesquisa, a edição de obras e a realização de atividades artísticas nas diversas áreas.

Quanto à utilização dos recursos 50% serão destinados para Natal e Região Metropolitana de Natal; e 50% dos recursos serão destinados aos demais municípios do RN.
Foi destaque também no encontro o mais novo projeto do governo federal em parceria com o governo estadual, O Programa agentes de leitura que Visa estimular o acesso à leitura junto as famílias beneficiarias do bolsa família.
O Programa Agentes de Leitura abrangerá mais de 40 municípios do Estado, inclusive a capital, onde existem baixos índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e desenvolvimento humano (IDH). Funcionando de forma parecida com o que já é feito através dos agentes de saúde do Programa Saúde da Família (PSF), com visitações casa em casa, os 530 agentes que serão capacitados em fevereiro de 2012 para iniciar o trabalho em março, terão sob sua responsabilidade cerca de 30 famílias, o que dará um total de quase 16 mil famílias atendidas na primeira fase do projeto.

Nessas visitas domiciliares será incentivada a prática da leitura, a democratização do acesso ao livro e a formação leitora. O Programa Agente de Leitura prevê empréstimo de livros, rodas de leitura, contação de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos para as comunidades. Cada agente receberá uma bolsa de R$ 350 para realizar o trabalho, além de boné, camiseta, mochila, uma bicicleta e 100 livros. "Lançamos o Programa Agentes de Leitura - que fora cancelado na gestão anterior - por compreendermos que a formação de um indivíduo é transversal à sua capacidade de ler e interpretar o mundo. O Programa atingirá as pessoas mais carentes e com menos acesso ao livro, inclusive, aquelas que vivem em situação de risco e violência", explicou Isaura Rosado.
Em Santa Cruz, serão selecionados 8 agentes de leitura por meio de um processo seletivo, e executarão seus trabalhos com o apoio da Casa de Cultura Popular Palácio do Inharé.

SECRETÁRIA DE ESTADO ISAURA ROSADO VISITA A CCP DE SANTA CRUZ SECRETÁRIA DE ESTADO ISAURA ROSADO VISITA A CCP DE SANTA CRUZ Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, dezembro 28, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...