LULA INICIA TRATAMENTO CONTRA CÂNCER NA SEGUNDA-FEIRA

Por Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta segunda-feira a quimioterapia para combater um tumor na laringe, detectados em exames realizados na sexta-feira e informados ontem ao paciente. Lula deixou o Hospital Sírio-Libanês na noite de ontem, onde passou o dia recuperando-se de exames que detectaram o tumor.
Na última quinta-feira (27), na festa em que comemorou 66 anos, ele se queixou da rouquidão excessiva dos últimos dias e foi aconselhado por seu médico, Roberto Kalil, a fazer uma consulta.

A presidenta Dilma Rousseff enviou mensagem ao ex-presidente, desejando a ele rápida recuperação. No comunicado, Dilma ressalta que, graças a exames preventivos, ele descobriu o tumor em um estágio que permite o tratamento e a cura da doença. "Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, que me levou à recuperação total. Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula."

Partidos de oposição também manifestaram solidariedade ao ex-presidente. "Lula ainda tem muito a contribuir para o debate político nacional", diz, em nota, o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE). Na mensagem, Guerra ressalta que, ao saber do diagnóstico, os tucanos ficaram "preocupados, como todos os brasileiros".

Outro partido de oposição, o PPS, também desejou sucesso e pronta recuperação ao ex-presidente. "Lula agiu corretamente ao não esconder a sua doença. Tal atitude é rara de ser vista em homens públicos", destacou o deputado Roberto Freire (PE), presidente nacional do partido.

Em nota publicada em seu site, o PT, partido do qual Lula foi um dos fundadores e é presidente de honra, pede aos brasileiros que enviem ao ex-presidente "uma calorosa mensagem de confiança e de energia positiva". "Ex-presidente Lula, conte com o apoio e o carinho de todos os brasileiros e brasileiras", conclui a nota.

Durante a Cúpula Ibero-Americana, em Assunção, os presidentes Fernando Lugo, do Paraguai, e Rafael Correa, do Equador, lamentaram a notícia de que o ex-chefe do governo brasileiro teve diagnosticado um tumor na laringe. A informação foi dada em plenário por Lugo, que lembrou o fato de a sucessora de Lula, Dilma Rousseff, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e ele mesmo terem passado por esse problema de saúde.

Ao iniciar sua exposição na cúpula, o equatoriano Rafael Correa enviou "um grande abraço" a Lula e disse que o líder brasileiro conseguirá vencer a doença, já que se trata de "um lutador acostumado a vencer grandes batalhas".
LULA INICIA TRATAMENTO CONTRA CÂNCER NA SEGUNDA-FEIRA LULA INICIA TRATAMENTO CONTRA CÂNCER NA SEGUNDA-FEIRA Reviewed by Erivan Justino on domingo, outubro 30, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...