COPA 2014: FALTAM 1000 DIAS PARA O SHOW COMEÇAR

Por TN
Daqui a exatos mil dias, terá início no Brasil o maior espetáculo de futebol do planeta. O pontapé inicial da Copa do Mundo da FIFA será em 12 de junho de 2014. A data de abertura foi anunciada na semana do Sorteio Preliminar, em julho, na Marina da Glória, pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter. O milésimo dia para o início do evento é marcado pelo início da contagem regressiva em várias regiões do país. Em Natal, a festa acontecerá com a inauguração do relógio às 8h, no viaduto de Ponta Negra, localizado no cruzamento da BR-101 com a Avenida Roberto Freire. As imagens das 12 cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 deixam evidente o atraso de Natal em relação às demais capitais. A Arena das Dunas teve iniciada a terraplenagem do terreno, desmonte de estruturas do ginásio Machadinho e chegada de equipamentos, além da liberação de parte das licenças

A prefeita de Natal ressalta que a instalação do relógio é uma forma de envolver a capital potiguar no evento. "Faltam 1000 dias e a nossa cidade já respira a Copa do Mundo. Além das obras de mobilidade urbana que vão ser iniciadas, o início das obras da Arena das Dunas, a instalação do Relógio da Copa é uma maneira de envolver a todos os natalenses nos preparativos para este grande evento esportivo", enfatizou Micarla de Sousa.
O secretário municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa), Rodrigo Cintra, enfatiza a importância do cronômetro. "Este relógio fará a contagem regressiva dos dias que faltam para a competição e, por isso, entrará em funcionamento na sexta-feira quando faltará exatos 1000 dias para o início da Copa do Mundo", pontuou o secretário.

São mais dois anos e nove meses à frente de trabalho intenso para dar continuidade aos preparativos, que começaram a ser traçados em 30 de outubro de 2007, quando o Brasil foi confirmado como país-sede pela FIFA. Os trabalhos começaram ainda antes, desde o primeiro semestre de 2007, quando as então 18 candidatas a sediar as partidas no país assinaram acordos das cidades e dos estádios, o "Host City Agreement" e o "Stadium Agreement".
A mil dias para o início das partidas, as cidades-sede, que estarão no centro das atenções de todo o mundo, transformam seus templos do futebol. Dos 12 estádios previstos para sediar os jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, os três projetos privados, que estavam sob estudos, já apresentaram soluções para o início das obras. A Arena de São Paulo segue em ritmo intenso de obras, que começaram em junho. O Beira-Rio, em Porto Alegre, e a Arena da Baixada, em Curitiba, estão finalizando seus planos de projeto e modelagem financeira, devendo dar continuidade às obras iniciadas em 2010 já nos próximos meses. Correndo contra o tempo e com obras visivelmente mais atrasadas em relação ao resto do País, a Arena das Dunas, em Natal, deu início aos serviços preliminares e de terraplenagem no último mês de agosto.

O próximo passo decisivo da contagem regressiva acontece nos dias 20 e 21 de outubro, durante a reunião do Comitê Executivo da FIFA na sede da entidade, em Zurique, na Suíça. Nesta ocasião, será anunciado o calendário das partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014. A reunião definirá ainda as sedes da Copa das Confederações da FIFA, que acontece cerca de um ano antes, em 2013. A primeira edição da Copa das Confederações aconteceu em 1992 e, das oito edições realizadas até hoje, o Brasil foi campeão três vezes.
"Podemos dizer que, a cada dia que passa, o Brasil vive mais intensamente o clima de Copa do Mundo. Em 2010, tivemos um ano de muito planejamento, com início da execução dos projetos. Neste ano, a execução dos projetos assumiu outro ritmo. Até o final de 2013, esperamos que quase toda a estrutura já esteja pronta para a competição. E tenho certeza que o Brasil já terá outra cara, com diversas obras que vão melhorar também a vida da população", avalia o presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA, Ricardo Teixeira.

COPA 2014: FALTAM 1000 DIAS PARA O SHOW COMEÇAR COPA 2014: FALTAM 1000 DIAS PARA O SHOW COMEÇAR Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, setembro 16, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...