SESAP FORTALECE DESCENTRALIZAÇÃO DAS AÇÕES EM DST E AIDS NO RN

Por Assessoria de Imprensa Sesap
Nesta quinta-feira (11), foi realizada uma oficina para apresentação do Plano de Ações e Metas (PAM) referente às ações em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids no município de Parnamirim. O evento, realizado no Centro Administrativo da cidade, se insere na proposta de fortalecer a descentralização da assistência às pessoas que vivem com HIV/Aids, no RN, estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais.

Através da celebração de convênios e repasses diretamente do Fundo Nacional de Saúde, os recursos vêm sendo descentralizados para os municípios. Devido ao critério epidemiológico, Parnamirim receberá R$ 75 mil, para implementação do PAM. O município é o terceiro do Estado com o maior número de casos de Aids, logo após Natal e Mossoró. Entre os anos de 2000 e 2010, foram diagnosticados 182 casos, o que corresponde a 7% do total apresentado no RN.

A oficina de apresentação do PAM de Paranamirim teve como objetivo discutir e definir as prioridades do município, para promoção, prevenção e proteção, assistência, diagnóstico, tratamento e gestão para trabalhar a área de DST/Aids e Hepatites Virais.

Participaram do evento o diretor-adjunto do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa, o coordenador de Promoção à Saúde da Sesap, Azevedo Júnior, a responsável técnica pelo Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, Sônia Cristina Lins, o vice-prefeito de Parnamirim, Epifânio Bezerra, entre outras autoridades.

Além de Parnamirim, o processo de descentralização contemplará os municípios de Caicó, Macaíba, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu e Pau dos Ferros, que receberão, cada um, R$ 30 mil.
SESAP FORTALECE DESCENTRALIZAÇÃO DAS AÇÕES EM DST E AIDS NO RN SESAP FORTALECE DESCENTRALIZAÇÃO DAS AÇÕES EM DST E AIDS NO RN Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, agosto 11, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...