RICARDO MOTTA É REELEITO COM 16 MESES DE ANTECEDÊNCIA

Por Guia Dantas
O deputado Ricardo Motta, do PMN, foi reeleito ontem presidente da Assembleia Legislativa (AL) para o biênio 2013/2014, em uma eleição ocorrida 16 meses antes do prazo máximo previsto. Ele obteve os votos favoráveis de 21 dos 24 deputados, três deles - Fernando Mineiro (PT), Antônio Jácome (PMN) e Walter Alves (PMDB) - externaram a discordância em relação ao processo, sobretudo no que diz respeito à antecipação do pleito. Além da reeleição de Ricardo Motta, foi avalizada também a continuidade de toda a Mesa Diretora da Casa, que tem Gustavo Carvalho (PSB) e Leonardo Nogueira (DEM), como primeiro e segundo vice-presidentes; e Poti Júnior (PMDB), Raimundo Fernandes (PMN), Vivaldo Costa (PR) e Dibson Nasser (PSDB), respectivamente, entre a primeira e a quarta Secretarias.

Deputados receberam as cédulas para a votação no pleito antecipado que reconduziu os integrantes da Mesa Diretora a um novo mandato


A configuração em torno do comando da AL nos próximos três anos e meio estampa a robustez, na Casa, da nova sigla que será liderada pelo vice-governador Robinson Faria. Para se ter uma ideia, o PSD disporá de quatro dos sete cargos da Mesa Diretora do legislativo potiguar. A ampliação foi em face da migração de Gustavo Carvalho e Vivaldo Costa para a legenda. Em entrevista a jornalistas, após sessão plenária, o presidente Ricardo Motta negou que essa tenha sido uma articulação feita pelo grupo do vice-governador com o intuito de fazer voz frente ao Executivo.


Ao contrário de eleições anteriores, também realizadas com fim de antecipar e prolongar o comando de um mesmo grupo político à frente do Poder Legislativo, o pleito ocorrido ontem contou com vozes destoantes, que externaram o descontentamento pela forma como se configurou o processo. O deputado Antônio Jácome subiu à tribuna antes mesmo de deflagrada a votação. Ele afirmou que tornava pública sua indignação por questionar "o mérito como estava sendo feita a eleição". Jácome mencionou como sendo um retrocesso a derrubada do Projeto de Emenda Constitucional (PEC), que no final do ano passado extinguiu a reeleição na AL. O parlamentar fez um discurso severo e teceu críticas a maneira como as decisões no âmbito do legislativo vêm sendo conduzidas. "Falar de interferências externas das decisões desse Poder parece risível. Sempre teve e agora mais ainda". Antônio Jácome se disse frustrado. "E isso se deve não só pelo fato de não fazer parte da Mesa Diretora, mas pelo jogo desigual, sem critérios, que a realidade impõe. Aqui, ou se rende ou se rende", assinalou.


O deputado Nélter Queiroz (PMDB) se posicionou, em plenário, em defesa do processo de reeleição ocorrido ontem. "Eu era radicalmente contra, mas comecei a rever esse processo, refleti e mudei minha posição. Quem não faz isso?", indagou o peemedebista.

RICARDO MOTTA É REELEITO COM 16 MESES DE ANTECEDÊNCIA RICARDO MOTTA É REELEITO COM 16 MESES DE ANTECEDÊNCIA Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, agosto 25, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...