GOVERNO SE POSICIONA QUANTO A REIVINDICAÇÕES DO MOVIMENTO GRITO DA TERRA 2011

Por Assecom-RN
A governadora Rosalba Ciarlini recebeu no final da manhã desta quarta-feira(06) uma comissão de representantes do movimento Grito da Terra 2011, que busca apoio às causas defendidas pelo homem do campo. A reunião é fruto do encontro realizado em 7 de junho, quando a categoria entregou à governadora uma pauta de reivindicações.

Hoje, o Governo do Estado apresentou documento contendo seu posicionamento sobre o pleito do movimento rural. "O apoio do Governo é fundamental para desenvolver as atividades do campo. É preciso ouvir vocês, pois quem sabe da dificuldade e quem a vivencia diariamente", disse a governadora Rosalba Ciarlini.

Entre os pontos abordados no documento estão as ações permanentes para Convivência com o semiárido norteriograndense, como a construção de 2 mil cisternas, já asseguradas para este ano, na arquidiocese de Natal e dioceses de Mossoró e Caicó. Quanto às reivindicações da política agrária e meio ambiente, o Governo dará atendimento prioritário aos agricultores familiares no que se refere à conclusão dos serviços de georreferenciamento e cadastros de imóveis rurais.

Já no combate à pobreza, o objetivo é incentivar programas que proporcionem o desenvolvimento sustentável do meio rural a partir de um novo acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial, que está sendo negociado. A nova carta proposta apresentada no valor de 360 milhões de dólares contempla projetos voltados ao fortalecimento das cadeias produtivas do campo. A expectativa do Governo é que o Banco Mundial possa assinar o acordo até o final do ano para implantação a partir de 2012.


Uma nova reunião entre Governo do Estado e representantes do movimento Grito da Terra 2011 ficou agendada para o início de agosto, após apresentarem aos companheiros de causa as propostas apresentadas no documento. O encontro desta quarta-feira contou com a participação dos secretários de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado; e de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Gilberto Jales; além do secretário adjunto de Estado da Tributação, Manoel Assis Rodrigues Borges; do diretor geral do Idema, Marcelo Toscano; e do diretor geral da Emater, Ronaldo Cruz.

GOVERNO SE POSICIONA QUANTO A REIVINDICAÇÕES DO MOVIMENTO GRITO DA TERRA 2011 GOVERNO SE POSICIONA QUANTO A REIVINDICAÇÕES DO MOVIMENTO GRITO DA TERRA 2011 Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, julho 06, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...