GOVERNADORA PARTICIPA DA REUNIÃO DOS GOVERNADORES DO NE E LANÇA O PROGRAMA "RN MAIOR"

Por Assecom RN
A governadora Rosalba Ciarlini participou nesta segunda-feira, (25), da reunião dos Governadores do Nordeste com a presidente Dilma Rousseff. A reunião aconteceu em Arapiraca, no estado de Alagoas, distante 123 Km de Maceió. O objetivo do encontro foi o lançamento do programa Brasil Sem Miséria, que tem como foco atacar a extrema pobreza em todo Brasil. A região Nordeste foi escolhida para lançamento do programa por se tratar da região que concentra 9,6 milhões de pessoas vivendo na extrema pobreza.
Antes de iniciar a reunião, alguns governadores visitaram uma fábrica de farinha que entrará no Plano Brasil Sem Miséria. Os Governadores assinaram, na oportunidade, o Pacto pela Erradicação da Miséria. A Presidenta convocou todos os Governadores e Prefeitos para participarem ativamente das ações que serão desenvolvidas para atacar esse mal na região.

"O documento que assinamos hoje tem um valor histórico que vai muito além dos objetivos, já nobres, do Programa Brasil Sem Miséria" disse Rosalba Ciarlini, ao falar para os presentes no encontro.
O Brasil Sem Miséria vai ser executado em quatro frentes: compras públicas e privadas para garantir renda para os agricultores pobres, sementes e assistência técnica para milhares de famílias da região, água para todos, que vai levar água para o semiárido e o serviço de saúde a população extremamente pobre.

No seu discurso, a governadora Rosalba Ciarlini, lançou o Programa RN Maior, que vai fortalecer o Brasil Sem Miséria, do Governo Federal. "O Rio Grande do Norte está pronto para esse desafio, com um Governo que não tem a ilusão da onipotência. Nosso sonho é coletivo e feito com o barro duro da realidade. Nosso projeto é construir o RN MAIOR - um programa de crescimento econômico e, sobretudo, de justiça social", explicou ela.
"Estamos criando o Comitê Estadual de Vigilância da Exclusão. Ele vai preencher o vácuo institucional, dar transparência aos programas, instituir a cultura do planejamento e integrar todas as instâncias no pacto para materializar o Brasil Sem Miséria no Rio Grande do Norte".
O primeiro eixo do programa apresentado pela Governadora é a garantia de renda mínima, com o objetivo de elevar a renda familiar dos quatrocentos e cinco mil potiguares. Outro eixo do RN Maior é o do acesso equitativo aos serviços básicos e segurança alimentar. "Para garantir esse direito a todos estamos estruturando programas e ações para melhorar os serviços públicos, ampliar a construção de moradias, aumentar o saneamento básico e oferecer alimentos baratos e de qualidade", disse a governadora.

O terceiro eixo é o da inclusão produtiva, a urbana e a rural, para criação de alternativas de ocupação e renda, através da qualificação e do fortalecimento da economia solidária, do empreendedorismo individual, do microcrédito, da garantia de condições de produção no campo. O último eixo é o da Promoção da Defesa da Vida. "Para fortalecer a segurança pública, a proteção à vida e o combate às drogas, que se transformam num flagelo social a ameaçar um número cada vez maior de jovens", afirmou Rosalba.

"O caminho será longo e difícil. O desafio é enorme. Mas nada, nada será maior do que o desejo humano, quando ele é movido pelo sonho irresistível da libertação, pela força invencível da fraternidade" finalizou a Governadora.
O encontro foi encerrado com a assinatura do termo de participação dos Governadores no programa Brasil Sem miséria
.
GOVERNADORA PARTICIPA DA REUNIÃO DOS GOVERNADORES DO NE E LANÇA O PROGRAMA "RN MAIOR" GOVERNADORA PARTICIPA DA REUNIÃO DOS GOVERNADORES DO NE E LANÇA O PROGRAMA "RN MAIOR" Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, julho 25, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...