GOVERNADORA E MINISTRO DA INTEGRAÇÃO ASSINAM CONVÊNIO PARA DRAGAGEM DO RIO PATAXÓ

Por Assecom-RN
A governadora Rosalba Ciarlini e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, assinaram, nesta segunda-feira, 19, em Brasília, convênio para a dragagem do Rio Pataxó/Piranhas/Açu, no Vale do Açu. A obra que custará R$ 7,3 milhões irá conter enchentes no município de Ipanguaçu.

Com as chuvas deste ano, cerca de 160 famílias ficaram desabrigadas. Com os recursos desse convênio que conta com contrapartida do governo do Estado, serão desobstruídos cerca de 10 km entre o açude Pataxó e Ipanguaçu.

O projeto para desassorear o Rio foi entregue ao ministro em maio. "Quero elogiar a agilidade do ministro no atendimento ao nosso pleito", disse a governadora, durante a solenidade que marcou a parceria entre os governos federal e estadual, dentro do programa de prevenção de inundações. O vice-governador e secretário de Recursos Hídricos, Robson Faria, também considera a dragagem fundamental para evitar o sofrimento das famílias ribeirinhas. Outro que elogiou a atenção especial dada pelo ministério Fernando Bezerra, foi o colega dele, o ministro e senador potiguar, Garibaldi Filho. "Só tenho a reconhecer o esforço do ministro em acatar esse pedido trazido pela governadora e endossado por nós", afirmou.

Para o ministro Fernando Bezerra, a iniciativa da governadora em encaminhar o projeto que visa barrar as cheias no Pataxó, garante tranqüilidade ao município de Ipanguaçu e atende uma das determinações da presidente Dilma Roussef de adotar medidas preventivas para enchentes. "Nosso objetivo também é aproximar o sistema de defesa civil e estamos criando fóruns neste sentido", afirmou, adiantando que somadas às obras emergenciais como a dragagem do Pataxó, o governo vai realizar outras neste sentido, em todo o país, e para isso está reservando R$ 11 bilhões no Programa de Aceleração do Crescimento-PAC.

Participaram da audiência, a deputada Fátima Bezerra - autora de emenda parlamentar para elaboração do projeto da dragagem do Pataxó; deputado Fernando Mineiro, diretor do DNOCS, Elias Fernandes; os secretários Kátia Pinto (Infraestrutura) e Jader Torres (adjunto de Recursos Hídricos), o diretor da Caern, Walter Gazzi, e o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, que disse que a obra irá resolver o problema de anos de alagamento no município e também evitará prejuízos na economia da região, baseada na fruticultura.

GOVERNADORA E MINISTRO DA INTEGRAÇÃO ASSINAM CONVÊNIO PARA DRAGAGEM DO RIO PATAXÓ GOVERNADORA E MINISTRO DA INTEGRAÇÃO ASSINAM CONVÊNIO PARA DRAGAGEM DO RIO PATAXÓ Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, julho 19, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...