UVA REALIZA EXPOSIÇÃO, NESTE SÁBADO, NA CASA DE CULTURA POPULAR

Conheça toda programação:

Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
Instituto Brasil de Pesquisas e Ensino Superior
Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena

Turma: A-10 2

Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento
Professor Esp. Rafael Oliveira

EXPOSIÇÃO:
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL


Santa Cruz – RN
2011
Apresentação
A Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, há dez anos com oferta de ensino superior de excelência em todo Rio Grande do Norte, em especifico na Região do Trairi, com o pólo na cidade de Santa Cruz, tem contribuído de forma significativa para o crescimento profissional e educacional da região e de todo o Estado.
Com base de formação profissional em educação, a turma A-10.2 realizará a Exposição O Papel do Brinquedo no Desenvolvimento Infantil, direcionando a importância do brinquedo como instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de acordo com a evolução do ser humano e a sociedade.
Tal exposição será utilizada como requisito avaliativo da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e como momento de enriquecimento pedagógico na formação de profissionais da educação, compreendendo melhor a teoria, aplicando na prática.

Objetivos:
• Compreender a importância do brinquedo no desenvolvimento humano, respeitando seu crescimento orgânico, social, afetivo-emocional, psicológico e cognitivo, e,
• Fundamentar a teoria com a prática pedagógica para a compreensão da construção do desenvolvimento humano;

Justificativa
“No brinquedo, o pensamento está separado dos objetos e a ação surge das idéias e não das coisas: um pedaço de madeira torna-se um boneco e um cabo de vassoura torna-se um cavalo.” (VIGOTSKY, 1984).

Partindo do principio que a criança é um ser social, que aprende e estar em pleno desenvolvimento físico e de aprendizagem, nos remete a compreender a importância de vivenciar o criar, o imaginar, o cantar, o fazer de conta e interagir com objetos e transformá-los em perfeitas obras de sua imaginação, nos leva a uma certeza de que a criança cresce, aprende e transforma tudo que está em sua volta ao seu modo de enxergar o mundo.
Entender o papel do brinquedo na vida da criança nos faz perceber como nesse mundo imaginário a realidade torna-se fantasia e a fantasia realidade. Quem nunca se imaginou ser um super-herói salvando o planeta de maus feitores, ou até mesmo, sendo aquele ídolo da realidade como soldado, professora, bombeiro, médico, e quando se viu estava brincando de escolinha, casinha, policia-ladrão?
É através dos brinquedos, dos jogos, que as regras tomam forma, de acordo com o desenvolvimento da criança, sendo determinadas por elas, na qual são incorporados papeis de adultos reproduzidos pelo mundo em que vivem, mas com um olhar de inocência, porém com conotações de seriedade que nem os adultos conseguem interagir.
Portanto, a Exposição O Papel do Brinquedo no Desenvolvimento Infantil apresentará a sociedade, em específico ao educador, as atribuições do brinquedo para a criança e sua intervenção na prática educativa para o desenvolvimento pleno do ser humano.

PROGRAMAÇÂO
A Exposição temática acontecerá neste sábado, 11 de junho, na Casa de Cultura Popular -Palácio do Inharé de Santa Cruz, na rua Drº Pedro Medeiros, a partir das 8: 30 até 11:30h. Organizada e fundamentada com teóricos que tratam sobre o desenvolvimento (PIAGET, VIGOTSKY, WALLON, ERIKSON, FREUD, dentre outros), se estrutura da seguinte forma:
• Introdução teórica sobre a importância dos Brinquedos para o desenvolvimento da criança.
• O Brinquedo para crianças de 0 a 2 anos.
• O Brinquedo para crianças de 2 a 4 anos;
• O Brinquedo para crianças de 4 a 6 anos;
• O Brinquedo para crianças de 7 a 11 anos;
• Brinquedos de Sucata e brincadeiras populares;
• Os Brinquedos Industrializados.

Durante a tarde, a partir das 13h, acontecerá uma Palestra restrita aos discentes da UVA, sobre o tema: O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO, na concepção de VIGOTSKY, LURIA E LEONTIEV.

AGRADECIMENTOS:
• As gestoras da Casa de Cultura Popular Palácio do Inharé;
• Aos discentes da Turma A-10.2
• À Coordenação Pedagógica Local e Regional da UVA.
UVA REALIZA EXPOSIÇÃO, NESTE SÁBADO, NA CASA DE CULTURA POPULAR UVA REALIZA EXPOSIÇÃO, NESTE SÁBADO, NA CASA DE CULTURA POPULAR Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, junho 08, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...