COMISSÕES DA ASSEMBLÉIA DEVEM SER FORMADAS HOJE

Por TN
Os deputados estaduais devem definir somente hoje, quase dois meses após iniciada a atual legislatura, a formação das oito comissões temáticas da Assembleia Legislativa. A indefinição acerca da formatação dos grupos tem causado mal-estar entre alguns parlamentares, que assinalam a necessidade de se aprofundar as discussões dos projetos, somente possível com a formalização dos grupos.

O deputado Fernando Mineiro, do PT, creditou à “falta de interesse” o atraso na oficialização das comissões. Já José Dias, do PMDB, um dos cotados para comandar a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), uma das mais importantes da Casa, disse que a demora advém das “negociações políticas” que não se completam. “Estamos atrasados nisso aí e não podemos negar”, disse José Dias. Embora atrasados os deputados estão adiantados em relação a 2010 – ano de eleição – quando em meio ao tumulto de grupos divergentes as comissões somente foram formalizadas na segunda quinzena de abril.

negociação entre os deputados para formação das comissões ainda não se completaram

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN), anunciou para hoje, às 10h, uma reunião com fim de definir os titulares de cada comissão. “Acredito que hoje já tenhamos um desfecho sobre esse assunto”, assinalou. Sem a formatação das equipes que analisam todos os projetos postos em tramitação os parlamentares acabam obrigados a se render ao regime de urgência, sob pena de os projetos ficarem paralisados, sem qualquer tramitação.

Historicamente as duas comissões mais importantes, a CCJR e a de Finanças e Fiscalização, são comandadas respectivamente pelo governo e pela oposição. Ricardo Motta não descartou uma mudança neste sentido até porque oficialmente a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ainda não detém o apoio da maioria dos parlamentares, o que faria com que a CCJR ficasse nas mãos do grupo oponente. O Executivo, aliás, vive as duas faces da moeda no legislativo – apesar de conseguir aprovar com facilidade os projetos que encaminha ainda não dispõe da adesão de mais de 50% dos deputados à sua base de sustentação.

Até agora somente duas mensagens governamentais chegaram à AL para apreciação. Ambos foram votados em regime de urgência. Os projetos de lei apresentados pelos próprios parlamentares estão paralisados até que as comissões sejam formalizadas e o andamento normal seja iniciado.
COMISSÕES DA ASSEMBLÉIA DEVEM SER FORMADAS HOJE COMISSÕES DA ASSEMBLÉIA DEVEM SER FORMADAS HOJE Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, março 30, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...