DESLIGAMENTO DE LINHA DE TRANSMISSÃO DEIXOU 9 ESTADOS SEM LUZ


O apagão que atingiu o Nordeste na madrugada desta sexta-feira foi provocado pelo desligamento simultâneo de seis linhas de transmissão de 500 KV que alimentam a região, de uma subestação em Pernambuco e do sistema de geração das usinas de Paulo Afonso, na divisa dos Estados da Bahia e Alagoas, e de Xingó, entre Alagoas e Sergipe. Os nove Estados do Nordeste foram afetados.
Segundo o diretor-geral da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Hermes Chipp, a causa da pane ainda é desconhecida, mas pode estar ligada a uma falha no sistema de proteção. Um relatório técnico sobre o que aconteceu na madrugada será divulgado na próxima terça-feira.

Apenas parte do Piauí e o sul da Bahia não foram afetados, de acordo com o diretor da ONS. O problema começou às 11h08 (0h08 em Brasília) e o fornecimento só foi plenamente restabelecido às 3h (4h em Brasília), quando a energia voltou em Natal (RN).
Os problemas começaram com o desligamento de uma linha de transmissão de 500 KV, entre as usinas hidrelétricas de Sobradinho e Luiz Gonzaga (ex-Itaparica), e de parte da subestação Luiz Gonzaga, em Jatobá (PE). Essa pane, porém, não foi suficiente para provocar falta de energia, suprida por outras linhas.

DESLIGAMENTO DE LINHA DE TRANSMISSÃO DEIXOU 9 ESTADOS SEM LUZ DESLIGAMENTO DE LINHA DE TRANSMISSÃO DEIXOU 9 ESTADOS SEM LUZ Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, fevereiro 04, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...